2 de julho de 2011

A Gola de veludo e o punho de ferro


Os Teddyboys surgiram em 1950 no pós-guerra e representou o primeiro rosto da cultura jovem britânica. O "boom" de consumo na América em 50,não atingira a Grã-Bretanha até 1960, mas no entanto,os adolescentes da classe operária,pôde pela primeira vez,comprar boas roupas, uma bicicleta ou motocicleta. A roupa que usava o Teddyboys foi projetada para chocar seus pais(digamos assim). Ela consistia de uma jaqueta estilo cortina Edwardian, "alinhada" demais para um homem da classe trabalhadora, sapatos de camurça com sola crepe Gibson grossas, calças estreitas tipo"cano", uma camisa somada a um forte laço - geralmente tipo,"Slim Jim" ou tipo "bootlace" . A jaqueta da marca drape,não era tão impossível quanto parece,era feito de pano de lã com vários bolsos, o seu proprietário é mantido aquecido enquanto ele andava na rua e também servia para esconder armas e álcool. As Teddygirls aprovaram a moda americana, como calças tipo,toureiro e vestidos de bolinhas.As meninas usavam rabos de cavalo e os meninos tentaram uma série de penteados experimentais,até chegar ao diversos tipos de topetes. O Teds abraçaram inteiramente o Rock and roll americano que atingiu a Grã-Bretanha.Entretanto, foram figuras sombrias em bailes e bares.Eles formaram grupos que por vezes tinha um uniforme comum, como uma determinada cor de vestimenta ou meias.A violência e vandalismo não eram muito graves, comparado aos padrões modernos, eram na maioria das vezes exagerada pela mídia, mas também houveram casos de guerra entre gangues graves com uso de facas.

O “boom” do pop britânico dos anos 1960 trouxe novas músicas e nova cultura jovem. O Teddyboys que permaneceram da "primeira geração"começaram a dedicar mais ao Rock and Roll , que no início. Os primeiros pubs de Rock n’ Roll apareceu como o crescimento dos Rockers, que gostava das mesmas músicas e montavam poderosas motocicletas. Teds e Rockers se dava bem uns com os outros .Um fato curioso, é que os Rockers,estavam mais “protegidos” que os teds,por conta de suas jaquetas de couro,pois a jaqueta de couro,poderia proteger contra acidentes de moto, a ataques de navalhas e até de cerveja derramada sobre eles,de uma forma que a jaqueta drape nunca poderia.

A década de 1970 viu Glam Rock aparecer na Grã-Bretanha e, embora os Teds desprezarem a maior parte desta música, isso fez com que,ocorrece o ressurgimento do interesse ao Rock and Roll e novos espaços apareceram. Muitos adolescentes compraram casacos cortina" de segunda mão, escondeu os "buracos mariposa" com emblemas e se tornou a nova geração de Teddyboys e Teddygirls. O rock and roll britânico,desenvolveu seu próprio estilo, usando guitarra de blues e rockabilly para dar a sua música mais "pegada".

Os anos 1980 foi uma época magra para Teds. O regime de Thatcher era o inimigo da criatividade, mais por outro lado,aumentava a revolta de vários jovens,que conviviam com alto nível de desemprego.
Em 1990,os teddys se espalharam por toda a Europa.O Teddyboys originais já estavam muito velhos,e o pessoal mais novo,deu uma nova roupagem,sem o couro dos Rockers e o Drape dos Teds.


A história do movimento Teddy Boy

Tudo começou no início dos anos 1950 na Inglaterra. Algumas gangues de adolescentes apareceram no East End de Londres, foram chamados os meninos Cosh. Eles usavam estilo bastante peculiar: capa longa com gola de veludo e calças tipo “tubo de drenagem”, estilo o usado no reinado de Edward VII (1901-1910), meias brilhantes e gravata "Slim Jim."... Esses meninos Cosh aterrorizavam a sociedade Inglesa: ataques com lâminas, brigas entre gangues, e pequenos furtos ... Após a Segunda Guerra Mundial, surgiu novo termo para descrever essas gangues cujo número aumentava a cada dia.A palavra escolhida foi Teddy Boy (s) e Teddy Girl (s), Ted (s)

Parece que o primeiro jornal que usou o termo Teddy Boy foi o Daily Express em 23 de setembro de 1953.Nessa época, Elvis Presley era apenas um motorista de caminhão.
E então, veio Rock'n'Roll imediatamente adaptado pela nova geração e, claro, pelos Teds. Bill Haley, Elvis, Buddy Holly, Eddie Cochran, Gene Vincent, Jerry Lee Lewis, Little Richard, Chuck Berry, e artistas como o britânico Tommy Steele, Cliff Richard e os Drifters ,Billy Fury, Marty Wilde (e muitos muitos outros ...) tornaram-se ídolos dos adolescentes. Era o começo de algo novo, um vento de liberdade.
Na Grã-Bretanha, em setembro de 1956, Bill Haley tinha registros no 'Top 20' e o filme Rock Around The Clock foi mostrado em 300 cinemas, mas, no início dos anos 60,o Rock tinha muitos adeptos na Grã-Bretanha, muitos deles, os Rockers (Ton-Up) que usou o "uniforme" do "American bad boys": jaquetas de couro pretas, jeans e botas de motociclista .

Em 1967, Bill Haley penetrou nas paradas britânicas novamente.. No final da década de 60, algumas bandas tocaram Rock autêntico para uma nova geração de Teds .Foi retomado grandes sucessos dos anos 50 ("Johnny B. Goode", "Little Queenie". "Tutti Frutti", "Peggy Sue", "Be Bop A Lula," C'mon Everybody "," Balls Summertime Blues "," Great Of Fire ' , ...). Este retorno ao rock tradicional foi chamado Rock'n'Roll Revival.

Nos anos 70, a nova geração de Teds desenvolveu uma forte identidade: Topetes maiores,calças mais justas,e,aos poucos, essa nova geração descobriu as raízes do ROCK: Rockabilly e Country Music(Carl Perkins, Johnny Burnette e Dorsey, Charlie Feathers, Mizell Hank, Warren Smith, Billy Lee Riley, Charlie Rich, George Jones, Carl Mann, Thomson Hayden, Janis Martin, Wanda Jackson, LaBeef Sleepy ,e muitos outros artistas)
Novas bandas como Crazy Cavan & the Rhythm Rockers,fizeram bastante sucesso em toda Europa. Eles criaram um novo ritmo,chamando Rockabilly britânico. Alguns Teds preferem usar o termo “Rockabilly Revival”.










Nenhum comentário:

Postar um comentário