8 de março de 2011

The Buddy Holly Story.1978


Cantor rock norte-americano, Buddy Holly nasceu em 7 de Setembro de 1936, em Lubbock, no estado do Texas, tendo sido batizado como Charles Hardin Holley. Ainda pequeno aprendeu a tocar guitarra, piano e violino.

Aos 17 anos, Buddy Holly começou a tocar música country no Texas com o seu amigo de infância Bob Montgomery na Western & Bop Band.

Em Outubro de 1955, Buddy Holly se volta para o estilo rockabilly, fizeram a primeira parte de um concerto de Elvis Presley em Lubbock.

A carreira de Buddy Holly teve um começo atribulado. Em 1956, depois de terminado a dupla Buddy & Bob, e de Buddy ter recrutado outros músicos, o grupo tentou a sua sorte, conseguindo umas sessões de gravação na Decca Records.

"That'll Be The Day" foi o tema escolhido para promover o grupo. A canção foi até à Coral Records, curiosamente uma editora subsidiária da Decca. Bob Thiele, o produtor executivo da editora, gostou da música. Logo ela disparou para o topo dos tops no Verão de 1957.

Muitas das gravações que se seguiram são difíceis de creditar a Buddy ou aos elementos dos Crickets. Contudo, o êxito "Peggy Sue" é referenciado como um original de Buddy Holly, apesar do produtor Norman Petty também juntar o seu nome à canção, uma prática corrente dos produtores nos anos 50. Para ajudar à confusão, Buddy assinou um contrato com a agência de Petty, a Nor Va Jak Music, para divulgação da sua música e também com outra companhia, passando a assinar os temas desta com o pseudônimo Charles Hardin.

Estes contratos garantiram a Holly uma diversidade de gravações durante os seus 18 meses de fama. O grupo, Buddy Holly & The Crickets, tornou-se uma das atrações nos anos clássicos do rock'n'roll. Além disso, o grupo inovou no sentido de ter aliado o sucesso à sua capacidade criativa, uma vez que na época não era comum os artistas comporem as suas músicas.
Outra grande inovação realizada por Buddy Holly foi a formação que conhecemos atualmente nas bandas de Rok 'n' Roll, com dois guitarrista, um baixista, um baterista e um vocal.

Depois do lançamento de muitas músicas de sucesso, em Março de 1958, ele e os Crickets fizeram uma turne na Inglaterra. Na audiência tinham dois adolescente que futuramente entrariam para a história do rock, Paul McCartney, que depois citou Holly como uma de suas principais influências (o nome da sua banda The Beatles, foi escolhida boa parte, em função do nome da banda de Holly, The Crickets), o outro era Mick Jagger que também recebeu forte influência musical de Holly, tanto que um dos primeiros sucessos de sua banda, os Rolling Stones foi uma versão de "Not Fade Away", e até hoje eles a tocam em suas apresentações .

O estilo pessoal de Holly, mais controlado e cerebral que Elvis Presley e mais jovial e inovador que os astros western de sua época, teve uma influência na cultura jovem nos dois lados do Atlantico por décadas, refletindo particulamente na música New Wave, movimento de artistas como Elvis Costello e Marshall Crenshaw, e também em bandas anteriores, como The Byrds e The Turtles.

No entanto, em Outubro de 1958, Buddy passou a atuar e a gravar apenas a solo, depois de se ter casado e mudado para Nova Iorque. Até Janeiro do ano seguinte, produziu mais uma série de grandes sucessos, como "Early in the Morning", "Heartbeat" e "It Doesn't Matter Anymore"/"Raining in My Heart".
Buddy e The Crickets

Buddy Holly aceitou então, embora com alguma relutância, o convite para fazer parte do grupo de artistas que integrou a "Winter Dance Party", um espectáculo ao vivo que percorria os Estados Unidos de carro. Só que, em 3 de Fevereiro de 1959, Buddy Holly resolveu fretar um avião para facilitar a viagem até Minnesota, mas o aparelho caiu no Iowa. Buddy Holly faleceu, tendo o mesmo sucedido aos cantores Big Bopper e Ritchie Valens.

Buddy Holly é considerado um dos fundadores do rock'n'roll e um de seus músicos mais influentes. Embora sua carreira tenha terminado tão cedo, o trabalho deixado por ele é considerado um dos melhores da história do rock e sua música influenciaria não apenas seus contemporâneos, mas também à direção futura que a música tomaria.
(Texto:Rock50s)




The.Buddy.Holly.Story.1978

Nenhum comentário:

Postar um comentário