24 de agosto de 2010

Richard Allen - curosidades

Richard Allen foi um escritor inglês,responsável por escrever diversos livros sobre a subcultura skin.Com base nestes livros,em 1996 a BBC de Londres publicou um documentário falando sobre tal tema,que teve até uma certa repercussão no Reino Unido.
O mesmo também foi responsável por escrever as tirinhas de Joe Hawnkis- tema da musica da banda Oi! – The Oppressed,e que mais tarde,passaria a ser uma novela.

Sobre a obra Joe Hawnkis:

Retrata a vida de um Skinhead de 16 anos delinqüente,que cometia diversos distúrbios sociais,bebedeiras,brigas,e por aí vai...até chega a brigar com um policial e acaba sendo preso.tornando-se um ídolo,entre a gurizada da época.

Joe fez sua primeira aparição em 1970,na novela skinhead,publicada pela New English Library.O movimento estava no auge,e as aventuras do velho Joe era leitura obrigatória para todo Skin .No final deste ano,Skinhead estava na lista dos bestsellers,e Richard Allen(nome verdadeiro: James) era um autor consagrado.

Logo saiu uma continuação intitulada Suedhead(que é outra vertente da subcultura skin),onde Joe saia da prisão,encontrando um movimento já mudado.A partir daí,novos livros foram saindo em tempos e tempos.Mas os enredos iam ficando cada vez mais barra-pesada à medida que o autor bolava novas situações.

Fato é que,os livrinhos de bolso de Richard Allen já fazia parte da cultura popular,e até já caiam nas provas de literatura inglesa das escolas.


Depois que vender bastante exemplares, Richard publicou mais 17 novelas - sete com a palavra "Skinhead" no título.Joe passou por todas as vertentes skins,lógico,que Richard fez isso na tentativa de acompanhar as “evoluções"estéticas da gurizada no passar dos tempos No entanto, o autor, incomodado com acusações de ter incentivado a violência, foi parar nos tribunais devido as grande pressões dos seus “amigos” da mídia.

Abaixo,algumas fotos de meu arquivo pessoal (não todas,somente as que têm o título do blog),e vídeos falando sobre.















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário