São Luis,capital do Maranhão,é a cidade brasileira que tem o maior ouvintes de reggae ,e por isso foi apelidada de a "Jamaica brasileira".
Em São luiz acontecem espetáculos ao ar livre semelhantes aos Sound Systems jamaicanos, paredes de caixas de som pilotadas por DJs em meio as suas ruas e praças. A cidade não pára, é puro ritmo.
Lugar de clima místico, manifestações populares, belos azulejos portugueses e muito sol iluminando o litoral. Desde o final da década de 70 quando o reggae invadiu o Maranhão através dos rádios sintonizados em ondas curtas (costume do povo local para poder ouvir os sons que vinham do Caribe) chegando até as radiolas (verdadeiros paredões em equipamentos de som que agitam as festas até hoje), esse ritmo é um fenômeno que não pára de crescer. Ainda que alguns artistas famosos como Gilberto Gil na época já tocasse um reggae aqui e outro ali nos shows, na verdade os fãs nem sabiam direito o que era aquilo,tanto que os primeiros discos de reggae que surgiram em São Luis só se encontravam nas lojas na seção de rock ou algum outro estilo, mas as festas de reggae no Maranhão já mostravam os sintomas da nova febre.
No Maranhão, o reggae se expandiu de tal forma e as famosas radiolas cresceram e se tornaram parte da cultura, totalmente enraizada no coração de São Luis. As radiolas oferecem a disposição dos ouvintes,toneladas em potências e auto falantes e milhares de watts de potência para uma inesquecível noite de reggae em grandes salões.
Uma cultura do gueto que aflorou com uma linguagem às vezes rude e às vezes extremamente sensual. A maneira como se dança, se veste, se comporta, como se elege um reggae e o transforma numa “pedra” ou “pedrada” (um reggae irresistível), tudo isso é um mistério meio sem explicação. A magia das festas nos povoados e sítios do interior, debaixo de mangueiras e barracões precários de barro e madeira, a rivalidade dos clubes de reggae e das radiolas, tudo isso é um filme que ainda está bem vivo. Se acredita que o maior acervo de reggae (fora da Jamaica) ,hoje se encontre no Maranhão, graças à persistência dos Djs, donos de clubes de reggae e de radiolas que iam buscar discos na Jamaica, Inglaterra ou aonde tivesse, isso por anos a fio.
Cantores jamaicanos como:Eric Donaldson,Stanley Beckford,Honey Boy,Jimmy London, Ken Fyfe, Owen Gray, Joe Higgs são muito escutados e endeuzados na cidade,que também realiza o famoso festival de reggae "Maranhão Roots Reggae Festival",sempre com presença de muitas feras do reggae jamaicano,além das bandas brasileiras..
Texto: reggaebrasilhistoria.blogspot.com
Abaixo segue este material.Infelizmente não consegui os demais volumes,mais tá valendo....
Uma cultura do gueto que aflorou com uma linguagem às vezes rude e às vezes extremamente sensual. A maneira como se dança, se veste, se comporta, como se elege um reggae e o transforma numa “pedra” ou “pedrada” (um reggae irresistível), tudo isso é um mistério meio sem explicação. A magia das festas nos povoados e sítios do interior, debaixo de mangueiras e barracões precários de barro e madeira, a rivalidade dos clubes de reggae e das radiolas, tudo isso é um filme que ainda está bem vivo. Se acredita que o maior acervo de reggae (fora da Jamaica) ,hoje se encontre no Maranhão, graças à persistência dos Djs, donos de clubes de reggae e de radiolas que iam buscar discos na Jamaica, Inglaterra ou aonde tivesse, isso por anos a fio.
Cantores jamaicanos como:Eric Donaldson,Stanley Beckford,Honey Boy,Jimmy London, Ken Fyfe, Owen Gray, Joe Higgs são muito escutados e endeuzados na cidade,que também realiza o famoso festival de reggae "Maranhão Roots Reggae Festival",sempre com presença de muitas feras do reggae jamaicano,além das bandas brasileiras..
Texto: reggaebrasilhistoria.blogspot.com
Abaixo segue este material.Infelizmente não consegui os demais volumes,mais tá valendo....
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Desconhecia esse histórico de São Luiz do Maranhão com o reggae, acho muito bacana ver a cultura sound system rolando com força no Brasil!
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