10 de maio de 2012

Causa Torpe - Entrevista


Bem,depois de um longo tempo sem entrevistas,estamos retomando-as.Desta vez,entrevistando a Causa Torpe,banda do Distrito Federal,cujo os membros tive a oportunidade de conhecer pessoalmente.(A entrevista foi retirada de um zine local,cedido pela própria banda). Vamos lá:


De onde e de quem surgiu à idéia de criar uma banda?

CT: Todos os integrantes da banda já se conhecem há muito tempo. Alguns já estão no mesmo “rolê”,há pelo menos 10 anos... Então o lance de criar o Causa Torpe, que surgiu mesmo em 2009, partiu de um desejo em comum de pessoas que estavam na mesma barca e sentiam a necessidade de se envolver com a criação de alguma merda relacionada à suas afinidades e influências sonoras, alguma coisa ligada ao punk rock rueiro.
*********************************************************************************
Por qual motivo,decidiram colocar o nome da banda de “Causa Torpe”?

CT: “Causa Torpe” significa motivo fútil. E é também um termo jurídico usado para caracterizar o pretexto que leva aos mais impensáveis e dispensáveis homicídios. “Motivos fúteis”... está aí um termo que reflete bem o dia-a-dia das pessoas no mundo moderno. Torpe também pode ser a designação daquele infame que não se esforça muito para seguir a prescrição de condutas definidas, o que no nosso caso vem bem a calhar. Porque de forma nenhuma acreditamos que as leis (que garantem as guerras, as drogas, o medo, a angústia, o desemprego, as crises, as doenças, as corporações internacionais, os bancos, a falta de abrigo, a falta de comida),faz com que o dia-dia das pessoas realmente seja melhor.Achamos que elas apenas reproduzem as mesmas trágicas desgraças vividas há séculos.Por isso acreditamos ser um bom nome.

*********************************************************************************
Quais são as maiores influências da banda?

CT: De forma geral as bandas que influenciam o Causa Torpe são:Krum Bums, Disturbance, The Virus, Cheap Sex, The Jinx, Antidote, The Exploited, One Way System, Vice Squad, UK Subs, Sex Pistols, The Clash, Perkele, Cockney Rejects, Cock SParrer, Condemned 84, Ultimo Asalto, Ultima Thule, Decibelios,  Nabat, The Templars, The Bruisers, Dose Brutal, Virus 27, Expulsos do Bar, Tropel, Brigada dos Lobos, Arroto, entre outras bagaceiras aí... Já individualmente as preferências dos integrantes variam bastante, e passa por estilos variados como punk rock, Oi!, hard rock, hardcore, trash metal, stoner rock, vicking rock, cold wave, brega, goregrind entre outras porcarias... 

*********************************************************************************
 A banda tem alguma posição política qual?

CT: Questões complexas exigem profundidade; e o espaço é curto, mas vamos lá... Querer abraçar tudo quanto é causa que se aparenta com uma ou outra posição política é patifaria, oportunismo e irresponsabilidade: e isso a banda rejeita! Preferimos olhar para nós e para aqueles que estão a nossa volta. As posições políticas que nos são oferecidas atualmente são como uma condenação. São como pílulas compostas de placebo ou de veneno. Em outros meios pode ser que não se encontre o mesmo sentido,mas, no Oi! e no Punk há um termo para essa nossa posição de repulsa e insatisfação: APOLÍTICO!

*********************************************************************************
O que a banda acha sobre união punk e Skins?

CT: Para o Causa Torpe é válida quando as partes assim o desejam e enquanto há respeito entre ambas. No mundo inteiro,isso é visto de forma natural, como algo comum. A própria música Oi! está alicerçada nesse contexto.Nessa integração. E porque no Brasil isso é tabu? Porque nego aqui,é muito escroto no sentido de que não faz questão nenhuma de se informar direito sobre algo que ele mesmo adota como estilo de vida.Porque quer viver um arremedo de cena.Por medo de encarar a realidade do próprio país de frente. Por essas e outras que as contraculturas por aqui se enfraquecem ou são simplesmente jogadas para o lado do exótico, da tribo urbana, da diversidade cega e sem voz e são encaradas,cada vez mais,como preferências pessoais com as quais ninguém na sociedade tem a ver.Deixando de significar aquilo que de fato expressa que é a voz da juventude, do questionamento, da insatisfação, da afronta daquilo que vemos e daquilo que achamos que está errado.

*********************************************************************************
O que a banda acha do punk atual no brasil?

CT: Tem muita coisa boa e muita coisa desprezível Brasil a fora. Coisa boa que não tem o devido reconhecimento e coisa ruim quem nem deveria receber a atenção. Tem um monte de coisa para ser feita.E que venha a ser feita com consciência e com responsabilidade. Porque, se for para atender a uma exigência de seguir um ou outro modelo desses “apapagaiados” e ortodoxos, ou simplesmente para se “rezar a missa”, ou fazer do punk a religião do “como era no princípio, agora e sempre”... Porra, então que nem apareça.

*********************************************************************************
Deixe um comentário ou frase da banda para todos os rueiros do brasil!

CT: Força para todos! Mantenham-se firmes. Longa Vida!

*********************************************************************************
Agradecimentos do blog: Bem,primeiramente gostaria de agradecer a todos da banda.Ao Igor,Zé Tonho,Alexandre(mesmo não tendo conhecido pessoalmente),e um agradecimento especial para o Cdn,que me aturou durante um tempo em sua casa,em quase uma semana de bebedeiras e aventuras(risos).Agradecer por ter acreditado em nosso blog,e o mais importante,pela amizade que no DF deixei.Saúde a todos!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário