7 de novembro de 2010

A Origem da Classe Trabalhadora Aracajuana















Acima,vista aérea da Fábrica Confiança e a Vila Operária.

Desta vez,mudei um pouco a temática das demais postagens do blog,na verdade nem tanto.Um pouco de identidade nunca faz mal.É como diz Raymond Aron: "O tesouro de um homem é o seu passado".Vamos ao texto:


Nos primeiros anos da Cidade de Aracaju, a localidade onde se encontra o atual Bairro Industrial era chamada de Maçaranduba. Com o tempo passou a chamar-se Chica Chaves, que era uma senhora muito relacionada na sociedade aracajuana, proprietária e residente num sítio na parte norte da cidade, que era bastante freqüentado por pessoas de destaque. Com a chegada das Fábricas de Tecido, Sergipe Industrial em 1884 e Confiança em 1907(Por sinal,nome dos dois principais times de futebol do Estado- Sergipe e Confiança,sem desmerecer os demais), assim,tornou-se conhecido como Bairro Industrial. Ficou conhecido também como O Tecido. Em 20.12.1913, no governo do General Siqueira de Menezes, o nome foi mudado para Bairro Siqueira de Menezes. O nome não vingou e a população voltou a chamar de Bairro Industrial.

A Fábrica Sergipe Industrial foi criada em 15 de fevereiro de 1882 por João Rodrigues. Com sua morte passou a ser administrada em 1884 por Thomaz Cruz(Família Cruz), José Augusto Ferraz e seu filho Thales Ferraz, Engenheiro Têxtil formado em Manchester, Inglaterra. Thalez Ferraz criou e manteve uma grande área de lazer para os operários e sua famílias, denominado Parque Sergipe Industrial, o qual possuía cinema e teatro, além de palco para apresentações musicais.



A Fábrica Confiança, fundada em 18 de outubro de 1907 pelo Coronel Sabino José Ribeiro, foi a segunda do Setor Têxtil em Aracaju. Sob o nome de Ribeiro Chaves & Cia., a Fábrica possibilitou a concessão de benefícios sociais aos operários e familiares como: casas (Vila Operária), assistência médica(Policlínica Operária Sabino Ribeiro), creches e uma Associação Desportiva.





Posteriormente foi fundado o "Centro Operário Sergipano", em 1911, é a mais antiga agremiação proletária do Estado, e foi a que primeiro arregimentou a classe trabalhadora, no sentido de, unida ás outras sociedades operárias do país, lutar pela conquista de melhorias econômicas e direitos trabalhistas.
Até então,o proletariado sergipano que há anos se conservava indiferente ás questões sociais, não cogitava de unir-se para protestar pelo cumprimento dos seus direitos postergados.
O sindicalismo veio despertá-lo, e logo, os trabalhadores de Sergipe, atenderam ao apelo dos camaradas das grandes capitais do país, e, num gesto altivo e louvável, organizaram-se em Sindicatos de classe, fundaram a Federação Sergipana do Trabalho, o Partido Político Aliança Proletária, afim de se fazer representar nas Assembléias Legislativas, e, por ultimo, foi fundada uma Frente Única Sergipana que tem como principal objetivo estabelecer a unificação das classes produtoras deste Estado, para dar combate ao Autoritarismo, ao imperialismo e a guerra, o operariado sergipano uniu-se desta maneira ao (NEP) novo exercito proletário do Brasil.
No dia 1º de Maio de 1886,os operários desta capital não ficaram placidamente em suas casas. Organizaram uma grande passeata, pelas ruas da cidade, e fizeram comícios nas praças públicas, em sinal de protesto contra as injustiças dos “Yankees”.Nesse dia, cansados de sofrer, levaram a efeito o seu primeiro protesto de povo oprimido. “Foi um dia de protesto, e não de festa, o ultimo 1º de Maio, contra os tiranos que supliciaram os valentes operários de Chicago, e contra os que depois, agora e sempre, continuam a massacrar os que se batem pela conquista de nossas urgentes necessidades e de nossas inadiáveis garantias sociais e econômicas..."

Parte do texto tirado da Revista da Associação Sergipana de Imprensa nº 1 - 1949.

Hino da Associação desportiva Confiança(ADC)

Quem é o campeão dos campeões,
que no gramado mantém sua glória,
é a Desportiva Confiança,
dos operários tem o nome a vitória,
sua bandeira de cor alvi-anil,
sou Confiança em todo Brasil,
Tua luta continuará,
outras taças,
Iremos conquistar,
essa é a realidade,
quem foi rei sempre é majestade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário